Top 5 frutas típicas do Outono

Neste momento em que estamos vivendo, estar com a imunidade alta pode fazer toda a diferença para o sistema de defesa do nosso organismo. E nada melhor do que aumentar esta imunidade de forma natural.

Sabemos da importância das frutas em nossa saúde. São alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras, substâncias antioxidantes e água. Um combo completo para garantir boa saúde e bem-estar!

E o Outono já chegou trazendo mais cor e aroma ao cardápio, com a aparição de uma grande variedade de frutas típicas da estação. Podemos dizer que esta é uma estação marcada pela queda das folhas e ascensão das frutas. A abundância da safra nesta estação do ano é um incentivo a mais para o consumo desses alimentos, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Pensando nisso, nós buscamos orientação com a especialista e nutricionista Genaína Bibiano Vieira (CRN9 18261) e separamos um #top5 de frutas típicas desta estação, explicando os seus principais nutrientes e benefícios para a sua saúde!

Fique ligado na listagem abaixo e aproveite essas dicas para aprimorar os seus hábitos alimentares e introduzir as frutas típicas do Outono na sua alimentação diária.

O abacate é rico em vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem em gordura e, em geral, são deficientes nas outras frutas); é fonte de Vitamina A e Vitamina E, Ômega 9 e potássio. O abacate também é uma fonte de gordura monoinsaturada, considerada benéfica para a saúde cardiovascular. O consumo desta fruta melhora as taxas do colesterol, com o aumento do HDL (considerado o bom colesterol) e redução do LDL (colesterol ruim). Outro destaque nutricional desta fruta é a presença de glutationa: poderoso antioxidante natural, que atua como defesa do sistema imunológico e combate à ação dos radicais livres.

Como consumir?
Além de ingerir o abacate in natura, você pode consumi-lo também através de vitaminas, saladas e receitas culinárias, como por exemplo o Guacamole (iguaria típica da culinária mexicana).

O maracujá é fonte de vitamina A, vitamina C e muita fibra solúvel. Substâncias presentes nessa fruta possuem poder ansiolítico e reduzem o nível de glicemia. É uma fruta que pode ser totalmente aproveitada: casca, polpa e semente. Muitas pessoas ao consumirem o maracujá descartam a sua casca, o que constitui um erro, pois a casca dessa fruta é muito rica em fibras. Os benefícios da semente do maracujá contribuem para o sistema digestivo, intestinal e ainda possuem significativa ação antioxidante.

Como consumir?
Além de consumir o maracujá in natura, você pode fazer sucos naturais, geleias, chás e farinha com a casca da fruta.

O caqui é fonte de betacaroteno, um antioxidante natural que atua no combate à formação de radicais livres. As vitaminas encontradas na fruta possuem diversas vantagens para o organismo. Essencial para a visão, a vitamina A é encontrada no caqui e beneficia a saúde dos olhos. Outra vitamina presente na fruta é a C, beneficiando o sistema imunológico e protegendo contra infecções. O caqui também é fonte de fibras, contribuindo para o bom funcionamento do intestino.

Como consumir?
O caqui pode ser consumido in natura, em salada de frutas, geleia e suco (devendo ser ingerido logo após o preparo, pois com o tempo vai perdendo suas propriedades nutricionais).

O kiwi é uma fruta com muitos benefícios e baixo índice glicêmico. Fonte de triptofano (aminoácido utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina, que contribui para o bom humor, melhoria na qualidade do sono e redução de estresse e ansiedade); rico em fibras, contribuindo para o bom funcionamento do sistema digestivo e intestino. Outros benefícios do consumo de kiwi estão ligados às vitaminas C e E, que fortalecem o sistema imunológico e garantem mais vitalidade, ação antioxidante e saúde da pele e dos cabelos.

Como consumir?
O kiwi pode ser consumido in natura, juntamente com aveia e iogurte natural e também é uma boa combinação em um prato de salada.

A última fruta do nosso #Top5 é o coco. É um dos alimentos mais ricos e que pode ser consumido em suas diversas formas, desde sua água até a polpa. Fonte de TCM (gordura saudável) essa fruta fornece energia, disposição e saciedade. O potássio encontrado na água e na polpa do coco, além de ser aliado na hidratação corporal, também promove a saúde cardiovascular e regula a pressão arterial.

Como consumir?
O coco pode ser consumido in natura ou em lascas, além de ser usado em uma infinidade de pratos doces e salgados. Além disso, o consumo da água de coco e do leite de coco são formas saudáveis de utilizar os benefícios que a fruta proporciona.