Enfermaria ou Apartamento?
O que considerar na hora de escolher a acomodação do seu plano de saúde
Ao escolher um plano de saúde, muitos fatores devem ser levados em conta, como a reputação da operadora de saúde, cobertura e abrangência geográfica do plano, a rede credenciada, o investimento necessário e o tipo de acomodação em caso de internação, por exemplo.
Ficar internado é algo que ninguém quer, mas pode acabar precisando. Seja para o tratamento de enfermidades ou para a recuperação de algum procedimento cirúrgico, pode ser necessário passar alguns dias em um hospital, conforme os tipos de acomodação hospitalar contratados previamente no plano do paciente.
Enquanto a acomodação em apartamento é mais confortável, optar pela enfermaria pode refletir em diferença significativa na mensalidade, deixando-o mais acessível. Para te ajudar a fazer a escolha certa de acordo com sua necessidade, destacamos as características e peculiaridades de cada acomodação, e o que justifica a contratação em cada caso.
Acomodação em Enfermaria
A enfermaria é uma acomodação coletiva, em que dois ou mais pacientes ficam internados em um mesmo espaço. Detalhes como o número de pacientes por enfermaria podem variar de acordo com o hospital. Além disso, por ser um cômodo compartilhado, a enfermaria apresenta mais restrições em relação a acompanhantes e visitas.
Normalmente, as enfermarias não contemplam a permanência de acompanhantes, exceto, como determinado por lei, para menores de 18 anos e idosos a partir dos 60 anos de idade. No que diz respeito às visitas, se admite um visitante por paciente por vez, salvo raras exceções.
É sempre importante consultar essas regras com o plano de saúde e também com o hospital em que o paciente será atendido, para evitar surpresas e mal-entendidos.
No geral, a principal vantagem da acomodação enfermaria é o custo: quem tem algum tipo de plano paga menos quando escolhe a opção de enfermaria. Para quem está internado sem cobertura de um plano de saúde e precisa pagar do próprio bolso, a diferença é maior ainda.
Acomodação em Apartamento
Enquanto a enfermaria é coletiva, o apartamento é uma acomodação individual. No quarto, o paciente tem mais privacidade e mais conforto, muitas vezes contando com itens como ar-condicionado, frigobar e TV. O banheiro também é privativo e utilizado apenas pelo paciente e por seu acompanhante.
Um grande diferencial do apartamento é a política de acompanhantes, no qual é permitido pelo menos uma companhia no quarto durante toda a permanência do paciente. Em relação às visitas, a tolerância com o número de visitantes é maior, usualmente dois ou até mais visitantes simultâneos dependendo do hospital.
Quem opta pela acomodação apartamento no plano de saúde tem direito à internação, sem precisar pagar a diferença de preço na hora. Se a pessoa prefere a hospedagem hospitalar em quarto, é financeiramente vantajoso incluí-la no ato da contratação do plano. Isso porque a diferença de preço da mensalidade, ao longo de mais de um ano, dificilmente será superior ao valor de uma diária no apartamento.
Enfermaria ou Apartamento: afinal, qual escolher?
Depois de entender as principais diferenças entre enfermaria (acomodação coletiva) e apartamento (acomodação individual), é hora de decidir: qual é a melhor escolha para você?
A primeira coisa que deve ser avaliada aqui é a sua moderação financeira. Pode ser que um plano com acomodação individual simplesmente pese no orçamento e seja inviável. Se for esse o caso, escolher um plano com a opção de enfermaria é uma boa opção, pois será consideravelmente mais em conta.
Para quem prefere uma internação com mais conforto e privacidade, a modalidade de acomodação em apartamento é financeiramente mais inteligente, já que a diferença de valor não é tão grande comparada à diária em apartamento pelo particular.
Outros fatores também são decisivos ao cogitar qual acomodação para o seu plano de saúde. Levar em consideração faixa etária e casos de pessoas mais propensas a uma internação, como idosos ou portadores de comorbidades que necessitem de internações constantes, por exemplo, são situações que tendem a uma consideração de acomodação individual, para maior conforto e garantia de presença de acompanhante.
Por fim, a decisão final deverá ser tomada depois de avaliar todas as condições e objetivos individuais de quem está contratando o plano. O importante é escolher de acordo com sua real necessidade e, se mudar de ideia, consultar a administradora ou operadora do plano de saúde para fazer a alteração de acomodação do seu contrato, verificando se há a necessidade de cumprir algum tipo de carência para tal transição.
Fonte: Unimed | Viver Bem