Entenda tudo sobre o tempo de carência
O funcionamento das carências nos Planos de Saúde ou Odontológicos não precisa te confundir!
Não dá para negar o quanto nos sentimos bem com a contratação de planos que garantem cuidados médicos e odontológicos de qualidade. Mas, na empolgação pode ser que alguns detalhes passem despercebidos. E isso se aplica para algumas regras de contrato, como por exemplo: o período de carência.
Este tempo de restrição, é uma prática de todas as operadoras e para qualquer modalidade de plano contratado. Ele atua como uma proteção para casos de abusos ou fraudes. Mas é importante se ligar nesse assunto! Assim você não é pego de surpresa no momento da contratação do seu plano.
Mas o que é o período de carência?
O período de carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo Plano de Saúde em um determinado procedimento. Essa espera é necessária porque o plano tem o propósito de cobrir eventos imprevistos no futuro, conforme estabelecido no contrato e nas normas da ANS.
Regulamentadas pela Lei 9.656/98, as carências são uma exigência como medida de precaução. Elas funcionam como uma reserva de recursos, permitindo que as operadoras atendam adequadamente às demandas dos beneficiários. Geralmente, as restrições de carência se aplicam a procedimentos complexos, internações, partos e tratamentos para doenças pré-existentes.
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Quais são os prazos?
Cada plano pode funcionar de forma diferente, mas existem algumas regras de prazos máximos estipuladas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). De acordo com a regulamentação, os limites de tempo máximos ficam assim:
Nos casos de planos de saúde da modalidade empresarial, ao ultrapassar o número de 30 funcionários beneficiados, não é preciso cumprir o período de carência. Esta é mais uma vantagem de contratar seu plano com a parceria Uniben Saúde!
E para condições preexistentes tem diferença?
Se você ou um familiar possui uma condição médica preexistente, ou seja, uma condição crônica comunicada antes de adquirir o plano de saúde, é necessário aguardar um período adicional para realizar procedimentos relacionados a essa condição.
Segundo a ANS, esse período máximo de espera é de 24 meses. Por isso, é muito importante informar todas as condições de saúde durante a contratação do plano. Esconder qualquer condição médica pode ser considerado fraude.
Como posso contratar meu plano com a parceria Uniben Saúde?
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